top of page

Unicórnio e Dicas para uma peça em Feltro com acabamento Liso

Atualizado: 27 de ago. de 2018

Mesmo que algumas pessoas digam: "Já não posso mais ouvir falar de unicórnios",

eu acho... só acho... que eles vieram pra ficar durante um bom tempo!

Eles estão em todos os lugares!

E eu amei desenvolver uma versão minha em Feltro desse personagem encantado!





E sim! Ensino esse fofucho passo a passo em minha nova Apostila Digital, com mais de 160 fotos e descrições detalhadas. 


E sabe o mais legal?! Todos os moldes do Unicórnio vêm em 3 tamanhos diferentes, já prontinhos para imprimir.


Para adquirir a Apostila clique AQUI.






Para um Unicórnio não podemos economizar nos detalhes certo?! Tem que traduzir toda "fofurice" e "frufruzisse" que ele merece! rs... Por isso, adicionei um detalhe diferente e que ajudou a compor todo esse universo encantado: uma tiara de estrelas. Diz pra mim se não ficou um charme? Ah... mas não são quaisquer estrelas... São botões de estrelas em Feltro!

*Você encontra esses botões de estrela e olhinhos com exclusividade em minha

Loja Online:  www.boutiquedofeltro.iluria.com

Além de mostrar os detalhes do unicórnio, esse post também será para dar dicas de como obter um acabamento liso em nossas peças de Feltro. 

Muitas pessoas, muitas mesmo... me perguntam o que eu faço para deixar o aspecto do Feltro nas peças tão lisinho. Já dividi essa dica em vários dos meus cursos, mas vou contar aqui também. São 3 fatores bem simples e que não têm segredo escondido.


1º - É sabido que o Feltro NÃO tem lado direito e avesso. Mas, é sabido também, que por uma questão de produção em fábrica, o Feltro fica com as duas faces sutilmente diferentes uma da outra. E essa diferença que determina que um lado tem aparência mais felpuda e outro tem aparência de inúmeros furinhos bem marcados.  

O lado de aparência felpuda tende a criar mais "bolinhas" e se desgastar mais; e também muitas vezes tem um toque mais áspero. 

O lado que tem a aparência de inúmeros furinhos/pontinhos tende a formar menos bolinhas e tem o toque mais macio. É este lado que eu defini como o meu direito


NÃO existe regra do direito e avesso, você escolhe o que for mais lindo aos seus olhos. 

Escolhendo o lado mais furadinho e macio como o direito, você evita o desgaste maior do feltro e sua peça fica mais lisinha. E para quem não gosta do aspecto furadinho dessa face do feltro, eu conto um segredo: eles somem e ficam quase imperceptíveis ao preenchermos a peça ;)


2º - O segundo ponto que determina que minhas peças fiquem bem lisinhas, é ainda mais simples: após recortar todas as partes de uma peça eu passo cada uma delas com o ferro a vapor antes de iniciar a confecção.

3º - E por fim, o último recurso de acabamento também tem haver com o ferro de passar. A cada parte que você finalizar de uma peça, estando caseada, preenchida e fechada, você pode passar a ferro também! Isso mesmo, passar a peça pronta! Faço isso em todas as minhas peças!

Mas, é importante saber que: este recurso só funciona se a sua peça estiver bem preenchida e firme. 

Importante: a eficácia dessa técnica depende também de termos a função de vapor do ferro ativa, isto é, ao passar a peça o vapor precisa ser liberado. Isso assenta as fibras do Feltro deixando a peça bem acabada. 


Espero que tenham gostado das dicas e que alguma delas possa servir para o seu dia a dia como artesã. E é sempre bom lembrar que: estes são os procedimentos que funcionam para o meu acabamento, mas cada técnica terá um efeito diferente para cada artesã. Por isso, tenha sempre em mente que aos poucos vamos agrupando as técnicas que funcionam para nós!


Obrigada pela visitinha,

Fernanda Lacerda | Boutique do Feltro



6.152 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page